Apatej participa de nova reunião da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJ-SP

21/10/2024

A Apatej participou, na última sexta-feira (18), de reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O encontro, presidido pelo Desembargador Irineu Fava, aconteceu no Fórum João Mendes Júnior.

A Apatej esteve representada pelo seu presidente, Ednaldo Batista, e pelo tesoureiro Mario José Mariano (Marinho). Durante a reunião, foram discutidos diversos temas relevantes para a acessibilidade no ambiente judicial.

Entre os assuntos abordados, destacam-se o levantamento de 616 casos tratados pela Daps relacionados ao Horário Especial de Trabalho e Teletrabalho, e a implementação da Central de Intermediação em Libras (CIL), que disponibilizará intérpretes por videochamada. O TJ-SP também recebeu o Selo Linguagem Simples 2024, concedido pelo CNJ, reconhecendo os esforços pela comunicação mais acessível.

Foi apresentado ainda o projeto de adequação dos banheiros acessíveis nos prédios do TJ-SP, com a confecção de 1.800 cartazes para sinalização. A comissão discutiu também o programa de capacitação em Práticas Inclusivas de Atendimento ao Público, que terá sua terceira edição em novembro.

O presidente Ednaldo Batista enfatizou durante o encontro a necessidade de uma abordagem criteriosa para os servidores, destacando a importância da inclusão e da capacitação profissional. Por sua vez, o tesoureiro Marinho reconheceu o valor das iniciativas do tribunal para a melhoria da qualidade de vida dos servidores.

A reunião abordou, por fim, o novo sistema judicial eletrônico (E-proc), considerando especialmente seu impacto nos 295 servidores com deficiência visual do tribunal, e discutiu o Projeto Fluxo Mobiliário, desenvolvido em parceria com SGP, SAAB e TI, que visa atender às necessidades dos servidores com deficiência que ingressarão no tribunal pelo sistema de cotas.