Apatej participa de reunião do Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do TJ-SP

20/10/2022

O secretário-geral da Apatej, Mario José Mariano, o Marinho, participou na manhã desta quinta-feira, 20, de uma reunião online do Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização de Primeiro Grau do TJ-SP.

Participaram do encontro também outros membros do tribunal, incluindo servidores e magistrados. Entre os assuntos discutidos estavam a apresentação dos Projetos de Capacitação de Inclusão Digital; de Capacitação para Assistentes Judiciários e de Capacitação para Gestores.

No que se refere ao projeto de Inclusão Digital, serão aplicados módulos de introdução de plataformas como Windows, Word, Excel entre outros.

Segundo o TJ-SP, o público alvo será de servidores que estão com dificuldades pontuais aferidas na avaliação de desempenho, bem como outros que oportunamente serão indicados pelo gestor com as mesmas necessidades. A previsão de início dos módulos é fevereiro de 2023.

Já no caso da capacitação dos assistentes, o curso será obrigatório para quem tiver a pretensão de ocupar o cargo futuramente, sendo pré-requisito legal com aferições de avaliação do conteúdo programático do curso.

No que tange ao Gestores de Cartórios, o TJ já dispõe de diversos cursos para quem já exerce essa função, bem como para futuro pretendentes de ingressar no cargo.

Destacam-se cursos de Gestão de Pessoas, Gestão de Procedimentos de Trabalho, Desenvolvimento de Gestores, dentre outros.

Vale ressaltar que vários desses cursos são certificados digitalmente pelo Ejus e podem ser objetos de apresentação para pontos na Avaliação de Desempenho.

Segundo Marinho, a avaliação dos tópicos apresentados foi muito positiva. Entretanto, assim como o TJ-SP, ele defende que é preciso intensificar a divulgação dos cursos para alcançar o maior número de servidores possível.
“Contamos com o apoio da assessoria de imprensa do Tribunal, uma vez que a Apatej já se colocou a inteira disposição para divulgar em todos os seus canais de comunicação”, pontuou Marinho.

Antes de encerrar a reunião os juízes assessores informaram que a partir de 2023 as reuniões serão bimestrais e o principal tema dos encontros será a Organização Judiciária.

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 17 de novembro.