TJ-SP aumenta auxílio-transporte de servidores, mas valor ainda é insuficiente
Apatej seguirá reivindicando que valor seja coerente com as necessidades dos trabalhadores.
07/07/2014
A Apatej, demais representantes e o Tribunal de Justiça estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira, 3 de julho, na sede do Poder Judiciário, na Capital, para buscar soluções à situação que envolve o Fórum da Comarca de Atibaia, interditado desde o dia 19 de maio por problemas estruturais no prédio.
A discussão visou buscar soluções à situação que envolve o Fórum de Atibaia, interditado desde 19 de maio
Em relação aos descontos dos auxílios alimentação e transporte, serão apresentadas propostas por escrito pelos representantes e por servidores da Comarca no intuito de resolver a questão e também acerca da interdição do Fórum, mesmo que seja emergencialmente.
Os servidores que fizeram plantões desde que se deu a interdição do Fórum e sofreram o desconto dos auxílios serão ressarcidos no pagamento desta sexta-feira, 4 de julho. Os outros casos serão inseridos nas propostas a serem encaminhadas pelos representantes das entidades e trabalhadores de Atibaia.
No entendimento dos dirigentesntes, os referidos descontos não se justificam pelo fato dos funcionários estarem à disposição do Tribunal, independentemente das atividades desenvolvidas no plantão.
A interdição do Fórum aconteceu por problemas estruturais no prédio, como rachaduras e goteiras, afundamento do piso em diversas salas e corredores e deslocamento de lajes. Em vista da constatação de risco efetivo à integridade física das pessoas que transitam no local, os serviços foram suspensos, passando a funcionar apenas o sistema de plantão judiciário, para os casos de extrema urgência.
Um protesto dos servidores foi realizado em 9 de junho com o objetivo de mostrar para a população de Atibaia a indignação deles com a situação atual pela qual vem passando o serviço judiciário estadual na Comarca. Durante o ato público, os trabalhadores distribuíram uma carta aberta retratando as mazelas e o descaso por parte do TJ.
Além da Apatej, representada pelo presidente da entidade, Mário José Mariano (Marinho), participaram da reunião a Assojubs, Assojuris, Affocos e o servidor Emerson Luiz Ferreira Franco, do Fórum de Atibaia, presença solicitada pelos dirigentes, pois o mesmo pode apresentar detalhes e melhores subsídios sobre o problema que aflige os trabalhadores da Comarca.
Pelo Tribunal, estiveram presentes Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Maria de Fátima Pereira da Costa, juízas assessoras da Presidência para assuntos ligados à área de Recursos Humanos, e Lilian Salvador de Paula, secretária de Planejamento de Recursos Humanos.
Apatej seguirá reivindicando que valor seja coerente com as necessidades dos trabalhadores.
Servidores acometidos por doenças graves - por exemplo - poderão solicitar antecipação de créditos limitada a R$ 25 mil por ano.