Após ações da Apatej, obras do Fórum de Osasco devem ser retomadas

31/10/2018

As obras do Fórum de Osasco foram paralisadas em 2015 por falta de verba

As obras de construção do Fórum de Osasco – paradas desde 2015 por falta de recursos – serão retomadas. É o que garantiu o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), durante encontro com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Manoel de Queiroz Pereira Calças nesta terça-feira, 31/10.

Segundo Lins, a Prefeitura de Osasco espera a aprovação de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal autorizando o Executivo a vender duas áreas localizadas no Jardim Wilson para usar os recursos.

A expectativa é que sejam necessários mais R$ 20 milhões para a conclusão total da obra. Até o momento já foram gastos 29 milhões.

Ainda segundo o prefeito, a equipe de engenheiros do TJ-SP vai analisar o projeto existente para readequá-lo e caberá ao tribunal equipar e mobiliar o prédio.

BATALHA ANTIGA

A retomada das obras do Fórum de Osasco é uma batalha antiga travada pela Apatej. Em março deste ano dirigentes da entidade se reuniram com então o secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernandes Elias Rosa, e cobraram uma solução.

Na ocasião o secretário disse não haver verba para a conclusão da obra e que enviaria à Prefeitura o pedido de um inventário estudando a readequação do projeto para ficar compatível com a atual realidade econômica do país.

O presidente da Apatej, Mario José Mariano, o Marinho, chegou a lembrar que  desde 1990 já se falava que a estrutura disponível para o judiciário em Osasco não era adequada e que quase 30 anos depois a situação praticamente não mudou.

“Osasco é o 2º maior PIB do Estado e o 9º do país e o Fórum de Osasco não tem sequer acessibilidade, um item básico recomendado pela própria Justiça”, destacou.

Agora, com esta nova iniciativa, a expectativa é que as obras do Fórum sejam finalmente concluídas.

 

Na reunião com membros da Apatej, o secretário (Centro) alegou falta de verba para a conclusão da obra