Comitê de Gestão e Orçamento do TJ-SP discute “eproc” e condições de trabalho

09/08/2024

O presidente da Apatej, Ednaldo Batista

O Comitê de Gestão, Orçamento e Priorização de 1º Grau do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) realizou sua segunda reunião na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, via plataforma Teams.

O encontro, coordenado pelas juízas Ana Carolina Miranda de Oliveira e Daniele Machado Toledo, contou com a participação de Ednaldo Batista, presidente da Apatej, representando as entidades associativas.

Um dos principais tópicos abordados foi a introdução do novo sistema judicial eletrônico “eproc”. Este sistema promete trazer agilidade, eficiência e modernização aos processos judiciais do TJ-SP.

O comitê também definiu ações prioritárias visando aprimorar as condições de trabalho nos cartórios e combater a desmotivação dos servidores. Entre as propostas discutidas estão:

  • Buscar soluções para reduzir a sobrecarga de trabalho nos setores técnicos;
  • Melhorar e criar sistemas de compliance e ouvidoria acessíveis aos servidores para denúncias de problemas como assédio sexual e moral;
  • Estudar a possibilidade de implementar programas de residência jurídica.

Apesar desses avanços, foi notado que a Proposta Orçamentária Setorial do Poder Judiciário para 2025, entregue pelo presidente do TJ-SP ao governador Tarcísio de Freitas em julho, não contemplou as propostas desenvolvidas pelo Comitê.

Par Ednaldo, a reunião marca um passo importante na busca por melhorias no sistema judiciário paulista e demonstra o compromisso do TJ-SP em modernizar seus processos e valorizar seus servidores.

“As próximas ações do Comitê serão fundamentais para concretizar as mudanças propostas e garantir um judiciário mais eficiente e justo para todos”, finalizou.