No TJ-SP representantes da Apatej e Clínica Lares debatem combate ao Assédio Moral e Sexual

06/06/2022

Na última sexta-feira, 03, representantes da Apatej e da Clínica Lares visitaram o TJ-SP para levar algumas propostas para a Comissão de Assedio Moral e Sexual.

A Apatej foi representada pelo seu secretário-geral, Mario José Mariano, o Marinho. Já pela Clínica Lares estiveram as psicólogas Dra. Silvia Rezende e Dra. Lia Quintella.

O grupo foi recebido pela coordenadora Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, da CAPS (Coordenadoria de Apoio aos Servidores). A CAPS presta apoio aos servidores e servidoras do Judiciário quando há denúncias e reclamações sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

Mas não é só isso. A CAPS faz também outros encaminhamentos, possui parceria com a fraternidade judiciária para educação financeira, e disponibiliza terapeutas e psicólogos à servidores e magistrados.

Dra. Lia Quintela, Dra. Silvia Rezende e a coordenadora do CAPS, Patrícia Canavarro

Já a Clínica Lares é uma parceira importante da Apatej ao longo dos últimos 10 anos e faz um trabalho relevante junto a servidores e magistrados, principalmente na Comarca de Osasco.

Marinho e as psicólogas Dra. Silvia Rezende e Dra. Lia Quintella lembraram que várias ações podem ser feitas em conjunto entre a CAPS e a Clínica Lares no enfrentamento ao assédio, seja numa maior divulgação do trabalho do CAPS para os mais de 38 mil servidores da ativa, por meio de e-mails institucionais, palestras pontuais sobre temas relevantes, maior integração institucional entre as entidades de classe e o CAPS, etc.

Por fim a Apatej se colocou à disposição para ser o ouvidor e depois fazer uma triagem de caso a caso para os devidos encaminhamentos, além de dar toda a estrutura jurídica e psicológica necessária para os seus associados.