Gestantes podem realizar visitas monitoradas na maternidade do HSPE

14/01/2025

Do site do Iamspe

Na rede Iamspe, durante as consultas de pré-natal, as gestantes que manifestam o desejo de conhecer a maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) podem agendar visita monitorada para conhecer as salas de parto e demais alas de atendimento obstétrico.

As visitas acontecem todas as quartas-feiras das 11h às 13h. As pacientes interessadas precisam preencher um formulário de solicitação de data para conhecer a maternidade.

Gestantes que acompanham a gestação em clínicas da rede credenciada também podem ligar e solicitar uma data no telefone 11 4573-8454, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 13h. As visitas incluem acompanhantes e podem ocorrer com até seis casais por semana.

O contato de retorno com a data de visita ocorre por telefone ou e-mail com data e horário.

Assim que chegam ao HSPE, as gestantes são recepcionadas por uma equipe multidisciplinar de médicas obstetras e neonatologistas, nutricionistas, além de enfermeiras do Centro Obstétrico, do Alojamento Conjunto (Maternidade) e do Banco de Leite. Nesta conversa, as gestantes recebem orientações sobre os cuidados, as rotinas e os procedimentos que devem ocorrer durante todo o período de permanência no hospital.

Posteriormente, as gestantes são guiadas para conhecer a Enfermaria da Obstetrícia no 5º andar, o Centro Obstétrico, a Recuperação Pós-Anestésica e o Vestiário para acompanhantes. O percurso inclui também as alas do Berçário e do Banco de Leite, que ficam no 4º andar do mesmo prédio.

De acordo com a ginecologista e chefe da seção de Obstetrícia do HSPE Dra. Eliza Kochi Silva, as visitas são essenciais para esclarecer dúvidas, mas também oferecem suporte emocional e ajudam a reduzir a ansiedade e promovem o bem-estar para a mãe e o bebê.

“A visitação à maternidade do HSPE e o acolhimento das gestantes e seus familiares são aspectos fundamentais para uma experiência benéfica e segura. Criar um vínculo de confiança com a gestante e seus familiares contribui para um ambiente receptivo e positivo”, afirma.

Além disso, a gestante acompanhada pela rede Iamspe que deseja contar com uma Doula durante o parto (Lei 3946/21), poderá se manifestar durante a consulta do pré-natal. Para isso, precisa preencher um formulário específico no Setor de Obstetrícia do HSPE e anexar ao documento, a foto da Doula, e o certificado do curso da profissional.

Após as conferências dos dados, o Setor encaminha a liberação de entrada da Doula durante o período determinado, por meio do Núcleo de Segurança do Hospital.