Quartas progressivas: paralisação dos servidores do TJ-SP segue em todo o Estado

15/05/2023

 

O presidente da Apatej, Ednaldo Batista, comandou os trabalhos – Foto: Apatej

Servidores do judiciário realizaram no sábado, 13/05, uma nova Assembleia Geral da Campanha Salarial 2023.

A Apatej foi representada por seu presidente, Ednaldo Batista, e por seu secretário-geral, Mario José Mariano, o Marinho.

Cerca de 400 servidores participaram, entre presentes na rua Conselheiro Furtado e participantes remotos por meio da plataforma Zoom.

Os participantes deliberaram que as paralisações devem continuar, sendo progressivas e acontecendo todas as quartas-feiras.

A próxima paralisação está marcada para o dia 24/05 e terá duas horas de duração, iniciando às 13 horas e terminando às 15 horas.

No dia 31/05 haverá nova paralisação, desta vez com 3 horas de duração, começando às 13 horas e terminando às 16 horas.

E no dia 07/06 a paralisação terá 4 horas de duração, iniciando às 13 horas e terminando às 17 horas.

Servidores e lideranças decidiram também que nos dias 24 e 31/05 e 07/06 marcarão presença nas reuniões do Órgão Especial do TJ-SP.

Por fim, no dia 31/05 haverá Assembleias Regionais presenciais e no dia 14/06 haverá Assembleia Geral na Praça João Mendes.

O objetivo da mobilização é abrir um canal de negociação com o TJ-SP para que a reposição salarial da categoria seja revista.

Apesar de em 2023 ter recebido um acréscimo de R$ 2 bilhões no orçamento em relação a 2022, o TJ-SP concedeu apenas 6% de reposição salarial aos seus funcionários.

O percentual é considerado insuficiente visto que os servidores já registram perdas de 26% por conta da inflação dos últimos anos.

Durante a Assembleia a Apatej chegou a apresentar uma proposta de paralisação, mas que não foi a mais votada pelos presentes.

Segundo o secretário-geral da Apatej, Mario José Mariano, o Marinho, a proposta era de paralisação única no dia 01/06, ou das 9 às 12 horas ou das 14 ás 17 horas.

A ideia foi dada por servidores em reuniões e visitas da Apatej aos fóruns nas últimas semanas.

A reunião foi comandada por Ednaldo Batista, presidente da Apatej, e por Adolfo Benedetti Neto, o Pardal, da Assojuris.