TJ-SP implementa Central de Intermediação em Libras no Fórum João Mendes

22/10/2024

Em uma solenidade realizada nesta segunda-feira, 22/10, o TJ-SP implementou a Central de Intermediação em Libras – por meio de videochamadas – no Fórum João Mendes.

Participaram diversas autoridades, entre elas o presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Torres Garcia; o desembargador Irineu Fava, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal; e Patrícia Pucci, titular da Diretoria de Apoio aos Servidores (DAPS).

A Apatej, representada pelo seu presidente, Ednaldo Batista, e pelo tesoureiro Mario José Mariano, o Marinho, esteve presente à cerimônia. A entidade faz parte da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJ-SP.

Para a Apatej, é importante essa integração da Corte com os servidores e com a população no sentido de investir, capacitar e informatizar o Tribunal.

“As empresas privadas já investem em acessibilidade e o TJ-SP precisa caminhar nesse sentido, investir e fazer trabalho de cooperação”, destacou Marinho.

Já Ednaldo Batista vê a medida muito assertiva no sentido de não permitir que servidores e jurisdicionados sejam excluídos.

“Quando o Tribunal adota medidas como a de hoje, ele sinaliza que seu objetivo é atender a cada um da melhor forma possível, mesmo que dentro de especificidades”, explica.

Segundo o Tribunal, há tratativas com o Governo paulista para ampliação do serviço para outras Comarcas do Estado de São Paulo, visando atender melhor à acessibilidade dos servidores e do público em geral.